sábado, 16 de agosto de 2014

Mas que disparate é este?

Sim, pode parecer um disparate. Quem sou eu, afinal, para escrever um site sobre a explicação do mundo? Não sou ninguém, de facto: mas julgo que qualquer pessoa pode tentar criar um modelo o mais realista possível do mundo em que vive e da humanidade de que faz parte.

Sim, não sou cientista, não sou filósofo, não penso nestas coisas profissionalmente. Mas é um sinal de respeito para com os filósofos, cientistas e outros curiosos profissionais tentar pegar no trabalho deles e tentar chegar a um modelo do mundo que tome em consideração as descobertas de que vou tendo conhecimento.

A minha explicação será sempre incompleta porque eu não sei tudo o que já foi descoberto pela humanidade (não sei quase nada, provavelmente). O objectivo deste site não é apresentar nada de novo: é aprender o que já se sabe para construir um modelo o mais coerente e completo possível (e, se for possível, que possa ser descrito facilmente). Ora, se eu tento reduzir a minha ignorância pessoal, os cientistas, filósofos e demais investigadores tentam expandir um pouco a fronteira do conhecimento de toda a Humanidade — a todos esses dedico este site.

O tempo é pouco: temos de viver e pensar sobre essa vida enquanto ela está a decorrer. Mas vale a pena. Podemos errar (eu, certamente, erro muito e errarei muito neste site), mas tentamos, tentamos sempre, e devagar lá vamos chegando a uma explicação do mundo um pouco mais completa.

Sem comentários: